quarta-feira, 22 de abril de 2009

Desenvolvimento da Linguagem

Por falar muito com crianças e ouvir muitos diálogos entre crianças e adultos, achei pertinente pensarmos sobre a importância da devolução de modelos linguísticos correctos ou seja, quando a criança diz algo incorrecto dizer de seguida de forma correcta e se possível mais completa proporcionando sempre mais oportunidades de comunicação.

A qualidade do contexto influencia a qualidade do desenvolvimento da linguagem. Quanto mais estimulante for o ambiente linguístico, e quanto mais ricas forem as vivências experienciais propostas, mais desafios se colocam ao aprendiz de falante e maiores as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional.

As trocas verbais com a criança, e na sua presença, activam a capacidade inata para a linguagem e permitem que o aprendiz de falante vá construindo o seu próprio conhecimento sobre língua materna. (Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância)


Para terminar dou um exemplo:

Criança: O X fazeu uma mota!

Adulto: Fez uma mota?

Criança: Sim, o X fez.

Adulto: Que mota gira. É grande, tem um volante e lugar para te sentares. E a garagem para a guardares?

Criança: O X vai fazer agora!

Adulto: Boa! Eu já vou ver se a mota fica bem guardada!


Este é só um pequeno exemplo de repetir, corrigir e alargar enunciados produzidos pela criança.

É fascinante vê-los construir as regras linguísticas e por isso, é tão importante valorizar e estimular as suas conversas.

3 comentários:

Nós disse...

Parabéns pelo post!
Com certeza que será útil para muitos e que lhes aguça a vontade de entender melhor os discursos das crianças desta faixa etaria.
Bjs ;-)

P.S. Jé temos saudades de um post no nosso......

MSoeiro disse...

De facto é já nesta fase que a criatividade linguística do ser humano se constrói. É necessário ter muito tacto nas nossas intervenções pois a forma como corrigimos os nossos filhos pode marcar a sua criatividade positiva ou negativamente. É importante sobretudo respeitar o ritmo de cada um e não tentar comparar o discurso deste amigo ou daquele com o seu. Cada criança tem o seu ritmo e é do respeito pelo seu ritmo que virão as suas grandes conquistas. Obrigada "Tete" por focar este aspecto tão importante.
Jokas da E. e dos papis.

Nós disse...

Hoje durante a reflexão que tive de escrever, lembrei-me deste teu post e ocorreu-me um tema que também acho muito interessante que é a ZDP.
Nós passamos o dia quase todo a trabalhar nesta zona, bem como os pais. É uma postura que muitas vezes é tida mas não consciente mente e que podias descodificar por aqui.
Bjs