sábado, 16 de abril de 2011

E porque andamos de volta das estrelas...

...aqui fica uma proposta interessante para fazer em família! Uma visita ao Planetário!
Existem vários programas um deles é este que me pareceu bastante interessante:
.
.
"Sessão Infantil"
(45 minutos)
(Para crianças a partir dos 5 anos) - não deve haver problema se forem um pouco mais novos

Nesta sessão podemos observar o céu, as estrelas e as constelações, aprendendo a identificar a Ursa Maior e a Ursa Menor para, a partir delas, localizarmos a Estrela Polar e encontrarmos os pontos cardeais. Depois ficamos a conhecer os principais movimentos da Terra e as suas consequências.

Fala-se também da Lua, suas características físicas, movimento em torno da Terra e diferentes fases. Partindo da Terra, fazemos uma breve “viagem” espacial, através de alguns planetas do Sistema Solar até longínquas e deslumbrantes galáxias. Ao regressarmos ao nosso planeta, somos surpreendidos por um céu muito nublado e assistimos ao espectacular fenómeno da trovoada.

3 comentários:

MartaSoeiro disse...

O céu da Ericeira cobriu-se esta noite de neblina, mal vemos a Lua...confesso que mesmo quando está o céu limpo tenho alguma dificuldade em identificar qq coisa q seja :(( lamento masnão fui de grande ajuda, mas estamos a trabalhar no projecto do desenho!

Vitor disse...

Na noite de sábado, já depois dos pijamas vestidos, lá fomos, o T e os irmãos, para o jardim ver as estrelas. Identificámos algumas constelações (as estrelas a fazer formas e linhas) mas a grande espectativa era mesmo ver uma estrela cadente, o que não aconteceu.
Valeu a ideia e a experiência que encheu a noite de conversas sobre estrelas, em voz sussurrada e luz apagada, até ao adormecer.
Obrigado pelo desafio.

A Teresa... disse...

Fico contente ao saber que os projectos da escola fazem criar momentos felizes entre as famílias!
Obrigada pela participação!