terça-feira, 5 de maio de 2009

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)

Depois de ler os comentários deixados achei muito pertinente abordar este tema pois, na verdade, é nesta zona que trabalhamos todos os dias.

A zona de desenvolvimento proximal consiste na distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
...a zona de desenvolvimento proximal hoje, será o nível de desenvolvimento real amanhã.
A Formação Social da Mente L. S. Vigotsky

Por tudo isto é tão importante darmos oportunidades ricas e desafios diversificados às nossas crianças, tentando corresponder aos seus interesses e necessidades e gerando nelas novas curiosidades que as levem a atingir todas as suas potencialidades.
É nesta zona que trabalhamos diariamente abrindo todos os dias novas janelas de aprendizagens.

4 comentários:

Joana disse...

Toda a aprendizagem é mais satisfatória e eficaz quando partilhada, apoiada e vivida com o/s outro/s. A verdade é que estimular o "trabalho" partindo desta base possilita a interiorização de conceitos variados, mas sobretudo promove a cooperação e a auto-confiança.
Mais uma vez...no bom caminho.
Parabéns

Nós disse...

Ora aqui está uma boa forma de traduzir em linguagem simples, mas muito clara, uma das muitas implicações pedagógicas com que as teorias da aprendizagem nos trazem para a nossa prática.
Parabéns Teresa! ;-)

Anónimo disse...

A teoria Vygotskyana deve estar presente na área educacional em todas as disciplinas,através da interação que o aluno desenvolverá sua aprendizagem. A troca de experiência produz um trabalho harmonioso e eficaz.

Ótima sua matéria, Teresa. Sucesso...

Daniela disse...

Para mim que futuramente lecionarei é fundamental o entendimento da importância de nós professores,apesar da desvalorização a EDUCAÇÃO é apaixonante!